Que vacinas o bebê deve tomar nos 12 primeiros meses?


reputation.tooltip.user_level
Selo +3

Prepare-se porque, até um ano de idade, seu bebê vai passar por uma maratona de vacinação e, a cada uma delas, você ficará na torcida para que ele não sinta nenhuma reação -- como dores e febre. Entre picadas e gotinhas, serão mais de 14 doses. Dá só uma olhada nas imunizações mês a mês:

1 mês
BCG (dose única)

Protege contra as formas graves de tuberculose, doença ainda muito comum em nosso país, e é aplicada logo após o nascimento. Depois de 2 a 3 semanas pode haver uma reação local, com o aparecimento de um nódulo que evolui para uma cicatriz.

Hepatite B (primeira dose)
Protege contra a hepatite B, uma infecção viral que pode ser adquirida em qualquer momento da vida. Ao todo, são três doses para garantir proteção adequada --no primeiro, segundo e sexto mês.

2 meses
Hepatite B (segunda dose)


DTP (difteria, tétano e coqueluche, primeira dose)
Protege contra difteria (crupe), tétano e coqueluche (tosse comprida). A tríplice comum (que contém a bactéria inteira da coqueluche) pode trazer diversos efeitos adversos após a aplicação, como febre e dor. Já com sua forma acelular, as reações são muito mais leves. Deve ser aplicada em 3 doses e 2 reforços.

Hib (Haemophilus influenzae, primeira dose)
Protege contra a bactéria Haemophilus B, que é responsável por doenças graves como meningite, pneumonia e epiglotite (inflamação da glote, que leva à falta de ar). Devem ser administradas 3 doses e de 1 a 2 reforços.

Pólio oral ou inativada (primeira dose)
Protege contra a paralisia infantil. Existem dois tipos de vacina: Sabin, ou trivalente oral, produzida com o vírus vivo atenuado, e Salk, ou injetável, produzida com o vírus inativado. Deve ser administrada em 3 doses e 2 reforços.

Rotavírus (primeira dose)
Protege contra o rotavírus, que causa diarreia entre as crianças. É administrada por via oral em 2 doses.

Pneumocócica conjugada (primeira dose)
Protege contra a bactéria que causa meningite e pneumonia. Deve ser administrada em 3 doses e 1 reforço.

3 meses
Meningocócica C (primeira dose)
[/b]
Protege contra o meningococo C, que causa a meningite meningocócica, forma grave de infecção. Deve ser administrada em 2 doses e 1 reforço.

4 meses
DTP (segunda dose)

Hib (segunda dose)

Pólio oral ou inativada (segunda dose)

Rotavírus (segunda dose)

Pneumocócica conjugada (segunda dose)

5 meses
Meningocócica C (segunda dose)

Protege contra o meningococo C, um dos tipos que causam a meningite meningocócica, forma grave de infecção. Deve ser administrada em 2 doses e 1 reforço.

6 meses
Influenza (primeira dose)

Protege contra alguns tipos de vírus que causam a gripe. Como esses vírus sofrem modificações, a vacina deve ser aplicada em 2 doses com intervalo de 1 mês entre elas, a partir dos 6 meses, e repetida anualmente. É produzida com vírus morto.

Hepatite B (3ª dose)

DTP (difteria, tétano e coqueluche, terceira dose)

Hib (Haemophilus influenzae, terceira dose)

Pólio oral ou inativada (terceira dose)

Rotavírus (terceira dose)


1 ano
Meningocócica C – dose de reforço


SCR (sarampo, caxumba e rubéola) – primeira dose
Protege contra estas 3 infecções virais: o sarampo (doença exantemática que pode levar a complicações como pneumonias), a caxumba e a rubéola (doença grave em mulheres grávidas). A imunização deve ser feita em duas doses, a primeira aos 12 meses de vida e a segunda entre 4 e 6 anos de idade.

Varicela – primeira dose
Protege contra as formas graves de varicela, uma infecção viral que leva à formação de vesículas pelo corpo, com febre e queda do estado geral. A primeira dose é aplicada com 1 ano de idade e pode ser feito um reforço na fase pré-escolar.

Hepatite A – primeira dose
É a vacina que protege contra a hepatite A, uma infecção viral que causa inflamação aguda e grave do fígado. Deve ser administrada em duas doses, com intervalo de 6 meses.

2 Respostas

reputation.tooltip.user_level
Selo +4
Bom dia Escolha de Mãe.

Admito que por mais saiba a importância das vacinas, fico aliviada em saber meu bebê vai mais 6vacinas e depois, só com 1ano... :8
Boa Noite !
Minha bebê tomou tres vacinas agora com 1 ano e 7 meses ' vou colocar o nome onde ela mulher escreveu' Vop, Dpt e Hep A . Queria saber se pode tomar todas 3 juntas e quais as reacoes delas ??

Comentar

    • :D
    • :?
    • :cool:
    • :S
    • :(
    • :@
    • :$
    • :8
    • :)
    • :P
    • ;)